Categorias
Memória

CFCH lança revista

Nesta segunda (21/06), acontece o lançamento da “Revista do CFCH”, projeto da Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ. O evento é parte da III Semana de Integração Acadêmica do CFCH, que acontece entre os dias 21 e 24 de Maio, no Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque. A revista, de publicação semestral, terá tiragem de 600 cópias e distribuição gratuita em toda UFRJ e em bibliotecas universitárias de todo o país.

Segundo o professor Paulo Cezar Castro, da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ e editor-chefe da publicação, a revista é um projeto antigo dos representantes do CFCH, como o próprio decano, professor Marcelo Corrêa e Castro. “Era para ter saído no ano passado, na verdade. Nós queríamos ampliar e reproduzir ainda mais temas e estudos relevantes das unidades que fazem parte deste centro”, explicou Castro.

A publicação pretende, de acordo com o professor, ser um instrumento de integração entre as unidades que compõem o CFCH. “É uma revista acadêmica, ou seja, publica artigos científicos e trabalhos desenvolvidos dentro das escolas de Ciências de Filosofia e Ciências Humanas”, disse. No entanto, a publicação não é exclusiva para especialistas. Segundo Castro, cada matéria é analisada pelo conselho editorial da revista que terá, na primeira edição, uma entrevista com o professor Nilo Baptista, da Faculdade de Direito da UFRJ.

O editor-chefe explica que, além dos artigos científicos e pesquisas desenvolvidas pelas unidades do CFCH, a revista pretende ampliar o número de editorias. “Nós vamos publicar, além de entrevistas, um dossiê temático, como consta no número 1. Também pretendemos colocar resenhas, charges, resumos, títulos de dissertações, entre outros”, comentou.

Os estudantes também terão vez na publicação. Uma das ideias para as próximas edições é divulgar, nas capas, ilustrações produzidas pelos discentes, como conta o editor. “Tenho certeza de que podemos fazer algo com os alunos da Escola de Comunicação”, propôs.