Barco solar criado com apoio da Coppe participa de evento europeu

O Laboratório de Mecânica das Turbulências do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe/UFRJ) venceu, ano passado, o Desafio Solar Brasil, na categoria monocasco. O evento, realizado em Paraty (RJ), incentivava a criação de embarcações movidas a energia solar. Na categoria catamarã, venceu o Laboratório de Energia Solar da Universidade Federal de São Carlos (UFSC).

Neste ano, os dois grupos uniram-se criando a equipe Vento Sul, formada por alunos e professores da UFSC e UFRJ. A equipe participará da terceira edição do Frisian Solar Challenge, o maior evento europeu para embarcações solares. Os participantes percorrerão 220 quilômetros de canais de 11 cidades da região da Frísia, no norte da Holanda. A competição, que é bienal, será realizada em 2010 entre os dias 4 e 10 de julho.

O novo barco foi enviado para a Europa nesta quarta-feira (16/6). A UFRJ foi responsável pela construção do casco laminado a vácuo em fibra de carbono. A UFSC, pelo sistema de energia, formado por painéis solares, e pelo mecanismo de propulsão, adaptado à energia solar.

Mais informações no site da equipe: www.barcosolar.ufsc.br.