Palestras comemoram o Dia Internacional do Meio ambiente

Em comemoração ao Dia Internacional do Meio ambiente, o Centro de Tecnologia, foi palco de um ciclo de palestras, na última terça feira (08/06), com pesquisadores e empresários da área de reciclagem e utilização de energias renováveis. O evento contou com a presença do representante da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Jorge Pinheiro, a professora Elen Vasques Pacheco, de Instituto de Macromoléculas Professora Eloísa Mano(IMA/UFRJ), além do diretor de responsabilidade socioambiental da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abine), André Saraiva.

“Espero que um dia não precisemos ter uma data especial para lembrar o meio ambiente”. Foi com esta frase que Walter Suemitsu abriu as palestras. Segundo o decano, o evento pretende fazer com que as pessoas se conscientizem e tenham a cultura de preservação dos recursos naturais. O professor ainda demonstrou preocupação com a questão da reciclagem no país: “Falta estrutura e especialização por parte de cooperativas e empresas brasileiras para tratar o lixo reciclável”, afirmou. Por fim, o decano destacou que o Recicla CT, programa de coleta seletiva da unidade,  pretende  se manter nos próximos anos e continuar com o processo educativo da universidade com a questão da reciclagem.

A professora Elen Pacheco prosseguiu a abertura do evento afirmando que “a terra não pertence ao homem,  o homem que pertence a terra”. Por isto, explicou, deve haver uma grande preocupação com as questões ambientais na universidade através da economia de energia, água e da coleta seletiva.

O representante da Secretaria do Estado de Ambiente, Jorge Pinheiro, explicou que uma das prioridades do governo atual é dar aos municípios autonomia para que eles possam cuidar dos seus dejetos de maneira sustentável. “Nós entendemos que o sistema de gestão deve ser regularizado em cada município, para que então possa se falar de reciclagem e coleta seletiva. Esse processo já está em andamento. Através de um consórcio, nós damos a eles condições técnicas e financeiras para que os resíduos sejam geridos de maneira mais satisfatória”, afirmou.

Jorge Pinheiro apresentou o programa Recicla Rio e salientou o papel importante que a reciclagem tem na redução da desigualdade social. “A reciclagem deixou de ser um ideal quase que romântico para se tornar um instrumento importante na geração de emprego e de renda. O objetivo do programa é apoiar o desenvolvimento da cadeia produtiva com políticas públicas voltadas para redução no consumo, reaproveitamento e reciclagem”, disse.

Edilson de Souza Mello, presidente do grupo Chaco e da empresa Chaco Vaco, pioneira em reciclagem de madeira de maneira sustentável, explicou a atuação da empresa e mostrou como o impacto ambiental pode ser diminuído a partir do reaproveitamento da sucata de madeiras para a produção de energia através da biomassa. Edilson destaca a importância da utilização desta energia: “O Brasil conta com uma posição privilegiada quanto à existência de fontes primárias de energia. É preciso que apostemos nisto. A biomassa é capaz de proporcionar uma redução significativa de emissões de carbono ao nosso planeta, e assim diminuir os danos ambientais”, concluiu.