Mesa-redonda sobre diversidade sexual encerra a “XI Semana da Educação”

A “XI Semana da Educação”, promovida pela Faculdade de Educação (FE) da UFRJ e pelo Centro Acadêmico de Pedagogia Professor Paulo Freire (CAPPF), finalizou sua programação, na última sexta-feira (11/06), com a mesa-redonda “Diversidade sexual em diferentes contextos”. Cínthia Ramos, professora de Educação Física formada na Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ (EEFD) da UFRJ, e Leandro de Oliveira, da Faculdade de Serviço Social (Fasso) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) foram os palestrantes.

Para Oliveira, o preconceito, tanto racial, quanto referente à orientação ou a qualquer outro fator, é naturalizado na sociedade. “Muitas vezes, a própria pessoa nem sabe que pode estar sendo preconceituosa”, afirmou. Especificamente sobre o preconceito quanto aos homossexuais, o palestrante expõe que “a sociedade ensina o tempo todo que o correto é ser heterossexual”. Diante do sofrimento causado pela opressão, Oliveira relatou que alguns homossexuais chegam a tentar suicídio. “Eles são levados a acreditar que sua orientação é errada e, assim, escondem seu desejo por pessoas de mesmo sexo”, revelou.

Já Cínthia Ramos falou sobre a sexualidade e o respeito às pessoas independentemente de sua orientação sexual. “Se nós, professores, não abordarmos, ninguém vai abordar. Ficará no silêncio”, comentou. Segundo a professora, não há momento certo para começar a tratar destes temas na escola. “Devem ser tratados desde sempre”, resumiu.