Categorias
Memória

Aprovadas normas para concurso ao magistério superior

O Conselho Universitário aprovou na última quinta-feira (10/6), uma resolução estabelecendo normas de concurso público para o magistério superior. A medida veio adequar as regras próprias da UFRJ ao decreto 6.944/2009 do governo Federal, que dispõe sobre normas gerais relativas a concursos públicos, além de estabelecer medidas organizacionais para o aprimoramento da administração pública federal

Os candidatos a professores da UFRJ não mais precisarão apresentar os títulos acadêmicos no momento da inscrição no concurso. Essa exigência somente será feita no momento da posse do candidato aprovado.

A resolução prevê a leitura pública da prova escrita, exceto caso seja comprovada a inviabilidade material de proceder a leitura. Além disso, a banca examinadora dos concursos para professores titulares deverão ser compostas por professores titulares que possuam doutorado há pelo menos dez anos.

Poderão compor a banca nos concursos para professores adjuntos, os  docentes associados das instituições federais de ensino superior, bem como professores com título de doutor e, ao menos, dez anos de experiência no magistério superior. Além, é claro, dos membros aptos à banca do concurso para professor titular.

Professor da UFRJ toma posse no CNE

O professor Luiz Antônio Cunha, representante dos professores titulares do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) tomou posse, no dia 7 de junho, como membro da Câmara de Educação Superior, no Conselho Nacional de Educação (CNE).