">A UFRJ solicita a seus estudantes, funcionários e professores que sejam doadores de medula óssea a um gesto de solidariedade.

Estudante precisa de transplante de medula

A UFRJ solicita a estudantes, funcionários e professores um gesto de solidariedade: a doação de medula óssea. O estudante Oliver Kligerman, que cursa medicina na UFRJ, teve diagnosticada uma doença rara e séria, a aplasia de medula, que resulta da falência da medula óssea em produzir células sanguíneas, como glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

O tratamento mais indicado para curar essa grave doença é o transplante de medula óssea. Para isso, é preciso encontrar um doador de medula compatível, o que também é raro (a probabilidade é de 1/100.000). Por isso, é importante a participação do maior número possível de pessoas.

Qualquer pessoa, entre 18 e 55 anos, é um doador em potencial, independentemente do tipo sanguíneo. Por razões genéticas, a probabilidade de sucesso na busca é maior em grupos de mesma origem étnica, sendo, portanto, ainda mais importante, o engajamento da comunidade judaica.

O cadastramento é muito simples: consiste no preenchimento de uma ficha com nome, endereço e assinatura, e uma coleta de sangue indolor, de uma veia do braço, de uma amostra de apenas 5 ml, feita em um minuto, como para um exame de sangue comum.

A família de Oliver disponibilizará nesta quarta-feira, 9 de junho, uma van, que circulará de hora em hora, a partir das 07h da manhã até às 13h, levando doadores do Clube Israelita Brasileiro (CIB) – na rua Barata Ribeiro, 489, Copacabana – ao Instituto Nacional do Câncer (Inca), na Praça da Cruz Vermelha. Quem desejar confirmar ou reservar lugar na van, pode entrar em contato com Stéfano, tio de Oliver, pelo celular 8742-3701.

Quem puder comparecer por conta própria, poderá fazê-lo de segunda a sexta, das 7h30 às 14h30, ou no sábado, das 8h às 12h. O endereço é Praça Cruz Vermelha, 23 – 2o andar. Informações podem ser obtidas no site http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=64