Categorias
Memória

Curso de férias da UFRJ discute Nanociência e Nanotecnologia

Termina dia 11 de junho o prazo para as pré-inscrições na 4ª Escola de Nanociência e Nanotecnologia da UFRJ. O curso traz como temas esse ano a Nanoenergia, Nanoestruturas Magnéticas e o Nanoencapsulamento. Entre os dias 26 e 30 de julho, serão ministradas aulas de professores da UFRJ de diversas áreas sobre o tema. A escola é uma produção em conjunto da Escola de Química, Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Nutrição, Faculdade de Farmácia, Faculdade de Odontologia, Instituto de Macromoléculas, o Programa de Pós-graduação em Engenharia Química e a Coordenação do Programa de Pós-graduação em Engenharia (Coppe/UFRJ).

A diversidade de pesquisadores que irão lecionar é necessária por conta do próprio tema em si, que também é multidiciplinar. “A nanotenologia é multi e interdisciplinar. A escola sempre foi pensada com o intuito de ser ministrada por pessoas com diferentes trabalhos. A idéia é mostrar a amplitude do tema a partir da participação de pesquisadores de diferentes unidades da UFRJ”, explicou a professora Ana Maria Rocco, coordenadora da escola. 

Nano na saúde

Entre os diversos temas a serem discutidos destaca-se o papel das nanopartículas na saúde. O professor Eduardo Ricci, da Faculdade de Farmácia, explicará como agentes fotossensíveis são aplicados no tratamento do câncer.

Outro assunto a ser explicado na ocasião pelo professor será como as moléculas fotossensoras localizadas em tecidos malignos podem ser ativadas por luz, liberando substâncias para combater a doença.  Já a professora Anna Paola Pierucci, do Instituto de Nutrição, abordará como a utilização de nanotecnologia na alimentação pode colaborar no tratamento de doenças como obesidade e câncer. 

Como Participar

A escola tem como foco alunos de mestrado e doutorado, podendo aceitar alunos de graduação que já estejam próximos de concluí-la. Por conta da logística dos laboratórios que serão utilizados nas atividades práticas, a quantidade de alunos da escola será limitada. Os participantes serão selecionados a partir de uma análise curricular, e o resultado será anunciado no dia 18/06. 

“Após a etapa de pré-inscrições, a comissão organizadora irá se reunir e nós vamos analisar o currículo dos pré-inscritos. A seleção vai tentar equilibrar o número de alunos de graduação, mestrado e doutorado. Serão levados em conta aspectos como envolvimento com pesquisas e estágios, e a motivação do aluno para participar da escola”, afirmou professora Rocco. 

Para fazer a pré-inscrição basta enviar email para 4escolannufrj@eq.ufrj.br contendo currículo vitae e o histórico escolar da formação em curso anexados. As aulas da 4ª Escola de Nanociências e Nanotecnologia acontecerão na Escola de Química (EQ/UFRJ), no bloco E do prédio do Centro de Tecnologia (CT/UFRJ).