Saúde e Educação para a Cidadania em Macaé

A extensão universitária do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ) apresenta nessa quarta-feira (02/06), o projeto “Saúde e Educação para a Cidadania” em Macaé, durante a Semana de Meio Ambiente.

O projeto em questão, trabalha com o intuito de democratizar o conhecimento, através de atividades de seus vários projetos que permitem a troca de saberes e o estreitamento de relações com muitas comunidades. "Assim, foi em 2009 que participamos, pela primeira vez na semana do meio ambiente promovida pela Prefeitura de Maricá", reforça Florence Brasil, coordenadora geral do projeto.

Segundo a professora, a partcipação da UFRJ potencializou as ações do programa, no sentido de construir o estreitamento das relações, a troca de saberes e o acúmulo de informações para melhor difundir e trocar conhecimento. "Afinal, a extensão não deve criar uma dependência das comunidades aos serviços intelectuais da Universidade, mas promover a autonomia e protagonismo da população, como processo acadêmico que se constrói e se efetiva em função das exigências da realidade e por isso indispensável na formação do aluno, na qualificação do professor e no fortalecimento do cidadão", conclui Florence.