Categorias
Memória

Facc-UFRJ promove debate sobre Marketing

 O “II Workshop: Inteligência de Marketing” começou, na última segunda-feira (24/05), com a palestra do professor Paulo César Lopes Pereira. O evento, promovido pela Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ (Facc) da UFRJ acontece no Salão Moniz de Aragão do Fórum de Ciência e Cultura da Praia Vermelha até esta quarta (26/05).

Pereira abriu o evento com uma palestra sobre “Serviços de Inteligência e Marketing”, que debateu o papel do Marketing em uma “nova era econômica”, onde são redefinidos os valores de um produto no mercado. Para o professor, o estudo do Marketing ainda hoje é pautado por questões e teorias do passado, que não se aplicam mais à realidade. “Essas teorias foram elaboradas na época em que o mundo vivia um período industrial. Mas hoje, já vivemos em economias de serviço, onde as questões são diferentes”, analisou.

No mundo atual, segundo o palestrante, o produto físico é um mero complemento no valor total e não tem mais importância. “O que as pessoas compram é um benefício, que pode ser o entretenimento, uma ferramenta da internet etc. Hoje em dia se compra o serviço”, comentou. De acordo com o docente, “o valor de um produto leva em conta a participação que o consumidor tem na sua determinação. Com o tempo, os produtos vão ganhando significação no mercado e na vida das pessoas e recebem um valor que é determinado por esta percepção”, explicou. 

Para finalizar, Pereira afirmou que pretendia “levantar questões” sobre o assunto e de mostrar como é preciso discutir o Marketing nesta nova realidade econômica. O evento, segundo Aracéli Cristina de Sousa Ferreira, diretora da Facc-UFRJ, também pretende propor debates e entender o marketing a partir de diversas perspectivas.