Teresa Cristina brilha no palco no CT

Teresa Cristina consagrou-se nos sambas da Lapa, onde começou a se apresentar em 1998. Seu primeiro CD foi lançado em 2002, composto por músicas de Paulinho da Viola. Este trabalho rendeu a Teresa o prêmio Rival BR e o Prêmio TIM de música como cantora revelação, e a indicação ao Grammy Latino de melhor disco de samba de 2003. Como parte da programação artística e cultural da Decania do Centro de Tecnologia (CT), Teresa Cristina foi convidada para se apresentar dia 27 no Auditório do CT.

O show reuniu a maioria das músicas do mais recente CD e DVD, Melhor Assim, gravado ao vivo com participações especiais de Arlindo Cruz, Caetano Veloso, Lenine, Seu Jorge e Marisa Monte. A música que gravou com esta última, Beijo Sem, é composição de Adriana Calcanhotto e está atualmente na programação das rádios de música brasileira. Mas a cantora também tem músicas de autoria própria: no show de hoje cantou Poesia, Guardo em Mim, Lembrança, e Morada Divina, esta composta com o músico Arlindo Cruz.

O ambiente descontraído, característico dos shows na UFRJ, proporcionou o que Teresa chamou de “Baixo CT”: aos poucos foi aumentando o número de pessoas que, nos espaços laterais do auditório, levantavam para sambar. Na hora do “bis”, quando os espectadores pediram as músicas que seriam cantadas, a parte na frente do palco ficou cheia de alunos-dançarinos. Não é a toa que o clima era de alegria: o público que a cantora definiu como “ávido por música” é próximo dela, aluna da Faculdade de Letras da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Na UFRJ, foi sua primeira apresentação.

Com sua voz suave, Teresa Cristina fez brincadeiras com a platéia sobre seu time. Propôs aos vascaínos que juntassem um real por dia para, ao final do ano, reaver o jogador Conca (que atualmente joga pelo Fluminense). Em outro momento, desculpou-se por não ter feito as unhas do pé, e tirou as botas que a incomodavam. Realizou o resto do show descalça, à vontade. Tão a vontade que em certo momento tocou uma música que lhe foi pedida através do Twitter (rede social e microblog), por um dos espectadores (o endereço da artista no site é o www.twitter.com/1TeresaCristina).

Em conversa com a Agência de Notícias da UFRJ, Teresa explicou as recentes notícias que dizem que a cantora quer fugir do rótulo de “estrela do samba”. Sua preocupação é acabar com a separação entre samba e MPB: a idéia de que o artista começa como sambista, fica mais sofisticado, e evolui para a MPB. Sobre o DVD Melhor Assim, explicou: “O que eu quis mostrar é que a gente pode misturar. O repertório do DVD traz sambas de todos os estilos, traz o fox trot do Chico (Buarque) e a bossa nova do Tom Jobim, todos tocados com o nosso arranjo”.

Enquanto fãs esperavam para tirar fotos com a cantora, ela falava do interesse em tocar novamente na UFRJ. O programa artístico-cultural da Decania do CT trouxe neste ano o cantor Vander Lee, em abril. No mesmo mês, o CCMN (Centro de Ciências da Matemática e da Natureza) recebeu Luiz Melodia. A próxima atração, que acontecerá no Auditório Roxinho (no CCMN), no dia 8 de junho às 12h, será Elza Soares.