Categorias
Memória

Diretor do Parque Tecnológico assume presidência da International Association of Science Parks

O diretor do Parque Tecnológico do Rio e da Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ, Maurício Guedes, é o primeiro latino-americano a assumir a presidência da International Association of Science Parks (Iasp), que reúne mais de 370 parques científicos no mundo.

 

 

O diretor do Parque Tecnológico do Rio e da Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ, Maurício Guedes, é o primeiro latino-americano a assumir a presidência da International Association of Science Parks (Iasp), que reúne mais de 370 parques científicos no mundo. A posse foi realizada na última terça-feira (25/05), em Daejeon, na Coréia do Sul, durante a XXVII Conferência Mundial de Parques Tecnológicos promovida pela Iasp, entidade que tem 25 anos de existência e congrega 70 países.

Atualmente, estima-se que existam cerca de 1.500 parques em todo o mundo. Para Guedes, a presidência da Iasp é ima oportunidade que facilita o diálogo com os governos, principalmente de países da America Latina, onde há poucos programas de incentivo à transferência de tecnologia e à criação de ambientes voltados para a inovação tecnológica.

“Queremos reforçar a importância das políticas que promovam a transformação do conhecimento gerado por meio de pesquisas, em riqueza e desenvolvimento social na America Latina”, afirma Guedes. Entre os objetivos do novo presidente está a promoção dos parques associados junto a organismos internacionais, o incentivo à cooperação e à troca de experiências e a internacionalização de empresas instaladas em parques tecnológicos.

Parque e Incubadora

Engenheiro de Produção, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e mestre em Planejamento Energético pela Coppe/UFRJ, Guedes foi o fundador e está à frente da direção da Incubadora de Empresas da Coppe/UFRJ  e do Parque Tecnológico da UFRJ. Na Iasp, ele ocupou o cargo de vice-presidente por dois anos.

Guedes também é membro do Conselho Empresarial de Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan, do Conselho Superior da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – Faperj, além de membro do Conselho de Tecnologia da Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Mauricio Guedes foi, ainda, presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), além de secretário executivo da Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro, assessor da Secretaria de Tecnologia Industrial do Ministério da Indústria e Comércio e Assessor Técnico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).