Categorias
Memória

Anistia Migratória: oportunidade aos invisíveis

As migrações constituem, hoje, uma posição de destaque nas ciências sociais e humanas. Na contemporaneidade são mais de 200 milhões de migrantes no mundo, o suficiente para demonstrar a necessidade de discussão do tema no cenário político, econômico e social. Promovido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) e pelo Laboratório de Comunicação Social Aplicada (Lacosa), o II Fórum de Imigração, que tem como tema “Anistia Migratória. Visto aos invisíveis”, acontece nesta segunda (31/05), no Auditório Manoel Maurício de Albuquerque.

Segundo Lívia Salles, coordenadora do evento, “é agora que faz todo sentido debater a anistia. Falar sobre a anistia enquanto lei é uma coisa vazia. Só faz sentido se você dialoga com as pessoas que ela beneficiou ou deixou de beneficiar. Agora podemos olhar pra trás e analisar a lei criticamente, sem aquela euforia do começo só por ter alcançado um objetivo”.

Neste contexto, o evento debate a questão em três esferas: institucional, associativa e acadêmica. Os convidados Fabrício Toledo da entidade religiosa Cáritas Brasileira, Grover Calderon, da Associação Nacional de Estrangeiros e Imigrantes no Brasil (Aneib), e Renato Zerbini, do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), discutem a situação dos imigrantes.
Com entrada franca, o evento tem mesas às 10, 14 e 16h. A programação completa pode ser conferida no site do PET-ECO.