Política através da fotografia

O colóquio “Imagem e Política: fotografias de arquivo”, organizado pela Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, em parceria com o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF) e com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), acontece nos dias 8 e 9 de junho. O evento será realizado no campus da UFF no Gragoatá (bloco O, 5º andar, sala 1-PPGH), das 10h às 17h.

O colóquio tem como objetivo reunir pesquisadores para discutir as relações entre imagem e política no Brasil, do ponto de vista da história da fotografia e da história cultural da política. O professor Maurício Lissovsky, da ECO-UFRJ, é o palestrante da mesa "Vigilantes e vigiados nas fotografias da polícia política", que acontece das 14h às 16h do dia 8.

A partir da valorização de acervos de fotografias, pretende-se provocar o debate sobre a construção social da imagem de personalidades da política no Brasil e as diversas vertentes estéticas da fotografia moderna, bem como a obra de fotógrafos e a prática fotográfica que envolve a política no século XX.

O campus do Gragoatá fica na Avenida Visconde de Rio Branco, em Niterói. O evento é gratuito.