Capes e Fundação Carolina oferecem 300 bolsas na Espanha

Estão abertas as inscrições para o preenchimento de 300 vagas para bolsas do Programa Estágio de Curta Duração na Espanha oriundo da parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com a Fundação Carolina. Podem participar do programa professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação nas modalidades “doutorado sanduíche” (faz um período de estágio em uma universidade no exterior antes da conclusão da pós) e pós-doutorado.

A duração da bolsa será de no mínimo três e no máximo 12 meses. O prazo não poderá ser prorrogado e as atividades estão previstas para 2011. Além da bolsa de estudos, os candidatos recebem mensalidade no valor de 1.300 euros para “doutorado sanduíche” e 2.100 euros para pós-doutorado — paga exclusivamente nos meses de efetiva permanência no território espanhol. Também receberão seguro saúde e auxílio instalação, pago em uma única parcela no Brasil, assim como passagem aérea de ida e volta.

A seleção será feita em quatro fases: verificação da consistência documental; análise do mérito científico da candidatura; priorização das inscrições; e reunião conjunta entre a Capes e a Fundação Carolina (ou de seu representante) para decisão final.

As inscrições devem ser feitas por meio do preenchimento do formulário de inscrição online, disponível na página do programa e para cada modalidade devem ser anexados eletronicamente os documentos especificados no edital. O prazo se estende até o dia 5 de julho e o resultado será divulgado no site da Capes, com previsão para setembro deste ano.