Um herói do nosso tempo fecha o III Ciclo de Cinema e Infância da EEFD

Para discutir o lugar da infância nas novas configurações familiares, o grupo Esquina – cidade, lazer e animação cultural, ligado à Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ (EEFD), exibe filmes seguido de debates com a participação de professores e psicanalistas todas as quintas-feiras de maio. Trata-se do III Ciclo de Cinema e Infância, cuja temática é "Infância e famílias – as novas conformações familiares" e acontece sempre a partir das 14h, no auditório Maria Lenk, na Cidade Universitária.

No dia 27 de maio, na última sessão do ciclo, será exibido o filme Um herói do nosso tempo (2005), dirigido por Radu Mihaileanu. E na sequência acontece debate com o Professor Dr. Luiz Felipe Faria (IBMR).

Confira a sinopse:

A África está  sofrendo com uma seca terrível. Os judeus etíopes serão transportados para Israel. Uma mãe etíope cristã obriga o filho a tomar o lugar de um menino judeu morto para que ele se salve. Com apenas nove anos de idade, Salomão é um caldeirão humano de culturas e religiões: cristão negro nascido na Etiópia, vivendo num campo de refugiados no Sudão. A mãe o ensina a se fingir de judeu e assim entrar em Israel para sobreviver. Lá é adotado por uma família de judeus sefardins de origem francesa.