Memória: a essência da compreensão do mundo

“Informação e Memória Social: a Complexidade do Mundo Presente” é o tema de um ciclo palestras organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Ppgci), um convênio da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC–UFRJ) e o Instituto Brasileiro de Informação Científica e Tecnológica (IBICT).

O evento, que é um desdobramento da disciplina Informação e Memória lecionada pelo professor Geraldo Moreira Prado, será realizado nos dias 31 de maio e 14 de junho de 2010, no auditório do Centro Brasileiro de Pesquisa Física (CBPF), na Rua doutor Xavier Sigaud, 150 – Botafogo. Além de debates sobre a compreensão do mundo a partir da memória, haverá a projeção do documentário “O Petróleo é Nosso” e palestras sobre as origens e a situação atual da  empresa Petrobras.

Programação:

Das 9h às 9h30 – projeção do Documentário “O Petróleo é Nosso”
Palestrantes:
Dra. Maria Augusta Tibiriçá
Palestra I – Memória política. Petrobrás: das origens aos dias atuais
Dr. Eros Sena Martins Teixeira
Palestra II – Memória social: a essência da compreensão do mundo presente e futuro
Mediador: Professor Geraldo Moreira Prado
Local: auditório do CBPF – 60.
Endereço: Rua doutor Xavier Sigaud, 150 – Botafogo – RJ

Das 9h às 10h30
Palestrante: Prof. Dr. Ricardo Vélez Rodriguez – UFJF/MG
Palestra: “Violência, segurança e integração cultural: as bibliotecas populares na Colômbia"