">A UFRJ concede aos alunos que concluíram a graduação com um número de créditos superior a 80% do curso o diploma de Dignidade Acadêmica. O evento acontece hoje, no Roxinho.

Dignidade Acadêmica será hoje

Hoje (25/5), a UFRJ concede aos alunos o diploma de Dignidade Acadêmica. Ele entregue a todos aqueles que concluíram a graduação com um número de créditos superior a 80% do curso, tenham completado o curso dentro do período de tempo previsto como duração normal e ainda não tenham sofrido qualquer sanção disciplinar. O evento acontece no auditório Horário Macedo, o Roxinho, a partir das 10h.

A distinção é entregue todos os anos em três categorias, sendo levadas em consideração as notas de aprovação final do aluno em todas as disciplinas. Para aqueles que se conseguiram obter a máxima qualificação possível com coeficiente de rendimento (CR) igual ou superior a 9,5, a honraria é denominada Summa cum Laude (do latim, Com a Maior das Honras). Para quem o CR for igual ou superior a 9,0, a distinção é chamada de Magna cum Laude (literalmente, com Grandes Honras) e, por fim, para reconhecer o alto nível acadêmico pelos estudos realizados, é concedido o Cum Laude (Com Honras) aos que obtiveram o CR igual ou superior a 8,0.

As dignidades são entregues aos alunos agraciados em solenidade especial e o aluno que estiver dentro do perfil para receber o certificado deve entrar com o pedido na Divisão de Registro de Estudante em qualquer época do ano.