Pós-graduação em Nutrição comemora jubileu de prata

O evento comemorativo aos 25 anos do Programa de Pós-graduação em Nutrição da UFRJ (PPGN) aconteceu na última quarta-feira (19/05) no Centro de Ciências da Saúde (CCS) e homenageou ex-coordenadores, ex-diretores do PPGN, além do patrono do instituto, Josué de Castro, através de sua filha Ana Maria de Castro, pela contribuição dele na evolução do curso. A atividade contou também com a participação de profissionais consagrados na área de Nutrição na composição da mesa, que deram grandes contribuições através de seus conhecimentos.

O professor Almir Fraga Valadares, decano do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS), compôs a mesa de abertura junto à Elizabeth Accioly, diretora do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), e a Rosangela Alves Pereira, coordenadora do PPGN, que destacou: “esse evento dá visibilidade ao curso, compartilhando seu sucesso com os participantes.”

Malaquias Batista Filho, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e representante do Instituto Materno Infantil de Pernambuco, ressaltou a batalha contra a fome no Brasil e no mundo. Segundo o professor, o problema da desigualdade é algo produzido pelo homem, não natural. Malaquias acrescentou ainda o papel da pós-graduação em Nutrição no desenvolvimento humano: “a desigualdade varia diante das tendências temporais e espaciais, por isso, é necessário estudar as diferenças nutricionais, a insegurança alimentar e os hábitos alimentares.”

Para o desenvolvimento do nutricionista, a melhor qualificação é a garantia na formação de um profissional completo. Segundo a Pós-graduanda, Taís de Souza Lopes, o acesso à pesquisa, a trabalhos científicos e o intercâmbio com outras instituições (inclusive de outros países) são alguns dos maiores benefícios do PPGN. “Os profissionais que lecionam na pós-graduação em Nutrição da UFRJ são os melhores da área, e estão sempre se atualizando. Isso aumenta a qualidade ao curso”, reconhece a nutricionista.

Para a consolidação dessa qualidade, a coordenadora Rosangela afirma que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) é a instituição que dá ao PPGN e a todo curso de pós no Brasil a avaliação necessária para sua existência e manutenção da qualidade.

O representante da Capes, Geraldo Brasileiro Filho, professor da UFMG, esclarece os critérios da Capes na avaliação de um curso de pós-graduação. “Nós avaliamos as propostas do programa, o corpo docente, o corpo discente através de suas teses, dissertações e publicações, além da produção intelectual do curso e da inserção social que promove”, explica o professor.

As palestras da mesa redonda se encerraram com a explanação do professor Gilberto Kac, representante do Fórum de Coordenadores de Pós-graduação em Nutrição, que apresentou a evolução, organização e desafios dos Programas de Pós-graduação em Nutrição do Brasil, contando a história e as perspectivas para o futuro dos cursos.

Diante dessas perspectivas, a aluna Taís Lopes reafirmou os benefícios da comemoração, no aumento da publicação dos trabalhos dos pós–graduandos e da interação entre os alunos, através da I Jornada de Pós-graduação em Nutrição, que ocorre no mesmo dia. “Esse evento é a consolidação do PPGN”, conclui a nutricionista.