A VI Jornada de Intercâmbio de Trabalhos de Serviço Social na Área de Saúde do Estado do Rio de Janeiro vai reunir profissionais de Serviço Social de diversas instituições no dia 28 de maio.

 

">A VI Jornada de Intercâmbio de Trabalhos de Serviço Social na Área de Saúde do Estado do Rio de Janeiro vai reunir profissionais de Serviço Social de diversas instituições no dia 28 de maio.

 

">
Categorias
Memória

Integração e reconhecimento do assistente social

A VI Jornada de Intercâmbio de Trabalhos de Serviço Social na Área de Saúde do Estado do Rio de Janeiro vai reunir profissionais de Serviço Social de diversas instituições no dia 28 de maio.

 

Profissionais de Serviço Social de diversas instituições se reúnem no dia 28 de maio para a VI Jornada de Intercâmbio de Trabalhos de Serviço Social na Área de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. O Evento, organizado por profissionais da área, busca apresentar trabalhos científicos de estudantes e especialistas a respeito das práticas do assistente social no ramo da saúde. 

O evento ocorre todo ano, sempre no mês de maio, em homenagem ao dia 15, em que se comemora o Dia do Assistente Social. “O principal objetivo da Jornada é a integração dos profissionais de serviço social de todas as unidades que atuam no meio. O grupo de assistentes sociais da Universidade vem se organizando desde a V Jornada, quando se criou o Fórum de Assistentes Sociais da UFRJ, que tenta organizar  discussões a respeito da profissão”, explica Vania Dias de Oliveira, assistente social do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF-UFRJ) e coordenadora da atividade. 

A VI edição da Jornada busca dar continuidade às conquistas dos anos anteriores, que possibilitaram a integração de assistentes sociais de diversos ramos, unidos para discutir questões a respeito da profissão. “Antes da V Jornada de Intercâmbio nós não fazíamos ideia da quantidade de profissionais que estavam presentes só nesta Universidade. Nós levantamos 19 unidades dentro da UFRJ que possuíam assistentes sociais, o que foi uma conquista para nosso objetivo de integração”, diz Vania. 

A Jornada conta com a exposição de conferências por profissionais do Serviço Social de diferentes instituições, apresentando informações importantes para os profissionais atuantes na área. “O assistente social é um profissional muito atento às questões que emergem da sociedade, logo, buscamos trabalhar com a demanda de ações de que a sociedade necessita. As conferências que serão apresentadas no evento têm como foco aperfeiçoar o campo de ação dos profissionais e fazê-los refletir sobre sua prática cotidiana”, relata a coordenadora do evento. 

Ainda na ocasião, ocorre a implantação do projeto de pesquisa “O Perfil Cultural-Acadêmico e Sócio-Assistencial dos Assistentes Sociais da UFRJ”, visando a descobrir as características do profissional na Universidade. “A pesquisa tem como objetivo informar quem somos, quantos somos, o que fazemos e o que pretendemos na Universidade”, expõe a assistente social. “O projeto também busca suprir a necessidade que nós temos de descobrir a demanda dos assistentes sociais das unidades da UFRJ e quais são os profissionais que atuam em cada uma delas.”

A VI Jornada de Intercâmbio de Trabalhos de Serviço Social do Estado do Rio de Janeiro também traz apresentação de pôsteres de trabalhos científicos dos atuantes na área, relatando experiências profissionais e reflexões teóricas sobre a profissão. “Já são mais de 29 trabalhos inscritos, o que é muito gratificante para todos nós”, conclui Vania.

O evento ocorre a partir das 8h no Auditório Halley Pacheco, 8º andar do HUCFF, que fica na Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255, Cidade Universitária. Para mais informações sobre o assunto, deve-se acessar o site www.hucff.ufrj.br.