">Como reconhecimento por estudos de ponta no campo da gestão da mente e ação nos territórios, o professor Evandro Vieira Ouriques recebe o "Best Scholar 2010".

Gestão da mente assegura prêmio internacional

O coordenador do Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência da Escola de Comunicação (Netccon – ECO-UFRJ), professor Evandro Vieira Ouriques, criador da metodologia GMS-Gestão da Mente Sustentável: o Quarto Bottom Line, recebe nesta sexta-feira (21/5), no Rio de Janeiro, o "Best Scholar 2010" como reconhecimento por estudos de ponta no campo da gestão da mente e ação nos territórios, que resultaram, por exemplo, na criação da metodologia GMS, que supera o ponto cego do modelo Triple Bottom Line-TBL, utilizado em todo o mundo desde 94.

De acordo com o professor da ECO, a segurança ambiental, a equidade econômica e a justiça social, que quer o TBL, só são possíveis quando há mudança, de fato, do mindset individual e organizacional, mudança realizada pela gestão da mente, pois esta, sim, é a condição para que haja mais sustentabilidade e, assim, mais democracia.

“O prêmio é de cada pessoa na medida em que ela passa a reconhecer a necessidade imperativa da gestão da mente. Nesse sentido, é um sinal de que muitas pessoas, esgotadas das tentativas de adiar o inevitável, percebem que é apenas pela ocupação de seu próprio território mental que se muda o mindset e se evita a repetição do modelo ‘desenvolvimentista-patriarcal’. A insustentabilidade vigora nos estados mentais que se têm a respeito do que é ser ‘feliz’, do que a vida seria, do que é viver uma ‘vida boa”. Por isso trato com uma metodologia prática da tarefa mais difícil: a de mudar a mentalidade, que à direita e à esquerda está entranhada pelos valores insustentáveis. Basicamente, trata-se de fortalecer a atenção e a responsabilidade sobre o que se pensa, sobre o que nos afeta e o que afetamos e sobre o que percebemos”, diz o professor Evandro Ouriques.

A entrega da premiação acontece às 12h30, no Hotel Sofitel Rio de Janeiro, quando Ouriques fará a palestra de encerramento da 14ª Conferência Internacional do Reputation Institute, este ano dedicada ao tema The Sustainability Imperative: A Strategic Role for Reputation Management
. Ele foi escolhido pelo Reputation Institute, de New York, que tem presença em 32 países. O "Reputation Institute Best Scholar Award” é anualmente entregue, juntamente com o “Reputation Institute 2010 Global Pulse.