Categorias
Memória

Enfrentando os medos

 A mostra “Cena de Cinema”, que acontece no Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, exibiu, na última terça-feira (11/05), o filme “Filmefobia”, de Kiko Goifman. O documentário mostra os bastidores de um filme dirigido por Jean Claude Bernardet, que coloca pessoas em situações onde são obrigadas a enfrentar suas fobias.

O filme mostra discussões entre os atores, sobre o que eles querem com aquelas imagens e o porquê das pessoas aceitarem o desafio. “Acho que não é pra enfrentar o medo, mas para compartilhar”, diz Bernardet. “O filme, eu acho, pode ser considerado também uma comédia”, afirmou Kiko Goifman, presente no evento.

Segundo o diretor, um dos grandes méritos da obra é o fato de a montagem ter sido feito por um estrangeiro. “A gente tinha feito uma primeira montagem cheia de piadinhas internas, que ninguém ia entender. Foi importante ter um editor de fora para que pudéssemos ver esse tipo de coisa”, comentou.

“Filmefobia” termina com uma frase: “A única imagem verdadeira é a de um fóbico diante de sua fobia”, sendo repetida diversas vezes por Bernardet.