Marcelo Corrêa e Castro apresenta proposta para próxima gestão do CFCH

O primeiro debate para a eleição do novo decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) foi realizado na última terça (11/05), no Auditório da Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ. O professor Marcelo Corrêa e Castro, candidato único ao cargo para o quadriênio 2010-2014, apresentou proposta do seu Programa de Gestão e respondeu perguntas sobre os principais pontos de sua candidatura. Atual decano da unidade, Corrêa e Castro licenciou-se, oficialmente, na última segunda (10/05), para concorrer à reeleição. Em seu lugar, assumiu Lilia Pougy, vice-decana.

Segundo a proposta, as ações da Decania devem se pautar no fortalecimento das conquistas que se iniciaram na gestão liderada pela professora Suely Sousa de Almeida (2002-2006) e no lugar que o CFCH-UFRJ passou a ocupar no cenário da UFRJ. Para Corrêa e Castro a proposta toma como base uma política acadêmica pautada no respeito às instâncias coletivas de deliberação e nos procedimentos e critérios para tomadas de decisões; bem como na transparência da captação e alocação de recursos e no igual tratamento a todas unidades e órgãos integrantes do CFCH.

Ainda assim, o candidato apontou as dificuldades enfrentadas na última gestão, como a disputa de recursos e embates na questão da integração da Universidade. Para investir na superação desses limites, Corrêa e Castro apresentou sete ações que deverão ser cumpridas coletivamente. São elas:

– a busca de soluções para a questão do espaço físico;
– a promoção de ações de integração acadêmica de ensino, pesquisa e extensão direcionados para temas como avaliação discente e flexibilização curricular;
– a continuidade das ações facilitadoras de integração dos cursos de graduação e pós-graduação;
– o aperfeiçoamento do programa de capacitação de servidores técnico-administrativos;
– a proposta de revisão de normas e procedimentos, a continuidade da atual política de utilização dos espaços coletivos e
– o levantamento, manutenção e atualização de indicadores relativos a estudantes para que se possa construir um mapa de dados do CFCH.

Entre as perguntas feitas por participantes do debate, a questão da infraestrutura do campus da Praia Vermelha e sua mudança para a Cidade Universitária foi tratada com atenção, já que, segundo Marcelo Corrêa e Castro, toda transformação depende não só da boa vontade das pessoas e sim de como se desenvolverão as relações e acordos político-acadêmicos para a implementação de tais mudanças.

Os próximos debates, abertos a toda comunidade universitária, serão realizados nesta quarta-feira (12/05), no Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) da UFRJ, às 13h; nesta quinta- feira (13/05), no Colégio de Aplicação (CAp) da UFRJ, às 12h30; e no Auditório do Instituto de Psicologia (IP) da UFRJ, às 18h.

Consultas eleitorais

As consultas eleitorais acontecem  nos dias 18, 19 e 20 de maio,  no campus da Praia Vermelha, Ifcs-UFRJ e CAp-UFRJ. O sistema de voto será o paritário, com voto docente com peso de 70%, e estudantes e servidores técnico-administrativos, 15% cada. A apuração será realizada no dia 20 e a reunião do Conselho de Centro do CFCH que proclamará o vencedor acontece no dia 24 de maio.