Categorias
Memória

4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

A 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI) acontece entre os dias 26 e 28 de maio, em Brasília. Organizado pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, o evento tem o objetivo de encaminhar sugestões para a formulação de uma política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação, voltada para o desenvolvimento sustentável.

A Conferência terá a participação de representantes das comunidades científica e tecnológica, acadêmica, empresarial, governamental e do terceiro setor. De acordo com Luiz Antonio Elias, secretário-executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), o evento deve propor um plano de ação para o setor até 2020.

Visando discutir os preparativos para a conferência, a comissão organizadora promove nesta terça-feira (11/05) sua segunda audiência pública. Para o debate, foram convidados os ministros da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, e o secretário-geral da 4ª Conferência, Luiz Davidovich, e Luiz Elias. A audiência está marcada para as 14h30, no plenário 13 da Câmara dos Deputados. A primeira audiência ocorreu última quinta-feira (06/05).

A 1ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia foi realizada em 1985 com o objetivo de discutir os caminhos da pesquisa científica numa sociedade democrática. Apesar do sistema de Ciência e Tecnologia ter crescido muito durante o regime militar, a comunidade científica não tinha oportunidade de influenciar nas decisões que nortearam este crescimento.

As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de maio no site do evento.