">O professor Yuan Tseh Lee, prêmio Nobel de Química em 1986, fará Conferência Magna durante o encerramento da XVIII Semana da Química nesta sexta-feira (7/5), às 15 horas, no auditório Horácio Macedo (Roxinho).

Prêmio Nobel encerra Semana da Química

O professor Yuan Tseh Lee, prêmio Nobel de Química em 1986, fará Conferência Magna intitulada Dynamics of chemical reactions and photochemical process, nesta sexta-feira (7/5), às 15 horas, no auditório Horácio Macedo (Roxinho) do Centro de Ciências da Matemática e da Natureza (CCMN), durante o encerramento da XVIII Semana da Química. Ele foi convidado pelos membros da comissão organizadora e pelos professores Marco Antônio Chaer Nascimento e Pierre Mothé Esteves, ambosdo Instituto de Química .

Com 74 anos, o professor Lee coordena desde 1994 a Academia Nacional de Pesquisa chinesa, que reúne cerca de 30 institutos das áreas de Ciências Humanas, Sociais, Físicas e Biológicas. Seus trabalhos de maior destaque estão voltados para a resolução de problemas associados à dinâmica das reações químicas, aos processos fotoquímicos e à espectroscopia molecular.

O professor Lee, que reconhece ter se interessado pela carreira de pesquisador a partir da biografia que leu sobre a cientista Marie Curie, Nobel em Física (1903) e Química (1911), iniciou os estudos em Química na Universidade Nacional de Taiwan. Viajou para os Estados Unidos, em 1962,  a fim defazerdoutorado na Universidade de Berkeley, sob a orientação do professor Bruce Mahan. Posteriormente, pós-doutorou-se na Universidade de Harvard. Nos Estados Unidos, trabalhou inicialmente como professor assistente do Departamento de Química da Universidade de Chicago e, a partir de 1974, transferiu-se para a Universidade da Califórnia, já como pesquisador principal, quando, desde então, tornou-se cidadão americano.