Categorias
Memória

III Ciclo Cinema e Infância na Escola de Educação Física

O filme argentino Valentín será o primeiro a ser exibido no III Ciclo de Cinema e Infância, cuja temática é "Infância e famílias – as novas conformações familiares". Nesta quinta-feira (6/5) a partir das 14h no auditório Maria Lenk.

 

Para discutir o lugar da infância nas novas configurações familiares, o grupo Esquina – cidade, lazer e animação cultural, ligado à Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ (EEFD), exibe filmes seguido de debates com a participação de professores e psicanalistas todas as quintas-feiras de maio. Trata-se do III Ciclo de Cinema e Infância, cuja temática é "Infância e famílias – as novas conformações familiares" e acontece sempre a partir das 14h, no auditório Maria Lenk, na Cidade Universitária.

Valentin, dirigido por Alejandro Agresti, será o primeiro filme a ser exibido nesta terceira edição do evento, no dia 6 de maio. Na sequência acontece debate mediado pela pedagoga Tania de Vasconcellos, professora da Uff.
Confira a sinopse do filme:

Lançado em 2004, o filme argentino Valentín trata da vida de um menino de 9 anos, Valentín (Rodrigo Noya), na Buenos Aires de 1960. Ele vive com a avó (Carmen Maura), já que seu pai está sempre ocupado trabalhando e a mãe, desaparecida desde a separação dos pais. Solitário, Valentin divide o tempo sonhando se tornar um astronauta e ouvindo as histórias contadas pela avó.

O grande sonho do menino é que seu pai o leve para conhecer a mãe, mas ele se irrita só de ouvir a simples menção do nome dela. Valentin passa a acreditar que possa ter, enfim, uma mãe quando conhece Letícia (Julieta Cardinali), a mais nova namorada de seu pai.