Categorias
Memória

Energia nuclear: mitos e verdades

“Os mitos e as verdades da energia nuclear” foi o tema da palestra ministrada por Francisco Rondinelli, coordenador geral de planejamento da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), na manhã do último dia da VII Semana Fluxo de Engenharia. Para situar os graduandos no ambiente da geração de energia, Rondinelli explicou os procedimentos como o de fissão nuclear durante o processo de geração de energia elétrica. Outros pontos citados foram a tecnologia utilizada em reatores nucleares e o enriquecimento do urânio.

Rondinelli esclareceu que a maior desvantagem das usinas nucleares é o grande custo de instalação. Em contrapartida, a maior vantagem é o custo muito baixo de operação para gerar energia, proporcionando uma enorme margem de lucro. Sobre a questão energética no Brasil, ele demonstrou preocupação: “Aqui em nosso país, o consumo de energia elétrica em 2030 deverá apresentar acréscimo em torno de 400 milhões de Mw/h”. Para o especialista, isso reflete a grande quantidade de pessoas no país o que, consequentemente, insere na discussão uma grande demanda de energia. Em relação ao cenário mundial para as energias alternativas como a eólica e a solar, por exemplo, Francisco Rondinelli lembrou da possibilidade de um trabalho em conjunto com as usinas nucleares.

A VII Semana Fluxo de Engenharia foi organizada pela Fluxo Consultoria, empresa júnior de consultoria de engenharia da UFRJ, entre os dias 26 e 30 de abril, e teve como tema “Transformando ideias em resultados”.