Categorias
Memória

Cesar Maia debate interação do povo na gestão pública

O ex-prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, encerrou com uma palestra sobre gestão pública a sétima edição da Semana Fluxo de Engenharia. O convidado explicou como as novas tecnologias modificaram a maneira de gerir o aparato público e como se adaptar à nova realidade.

De acordo com o palestrante, é preciso que os novos governos pensem estrategicamente, mesmo que isso signifique correr riscos: “Fui o primeiro a utilizar a internet no governo e fui muito criticado por isso. Hoje quem não faz isso está fora da rotina atual”. Para o ex-prefeito, a introdução da comunicação em tempo real permitiu a tomada de direção de forma globalizada, ajudando a identificar propostas que não são rotineiras e colocá-las em discussão, alcançando pessoas que antes eram esquecidas. “Isso não era possível com as antigas formas de comunicação”, comentou.

A necessidade de horizontalização e mais conexão entre as estruturas de comando para que a gestão pública seja feita da melhor forma foi outro ponto abordado pelo ex-prefeito. Para César Maia, a conexão das relações internas é importante, porque todos os empregados têm que estar acessíveis, independente da hierarquia. A professora de Deodoro deve ser capaz de entrar em contato e dizer ao prefeito que a merenda não está chegando à escola, exemplificou o político.

Cesar Maia acredita que a maior acessibilidade do governo diminui a lacuna entre os políticos e o povo, criando uma nova forma de democracia: “À medida que o político serve de referência, ele pode ter um contato com os eleitores. Agora os eleitores podem chegar até você e apontar problemas em projetos que não foram vistos pelos políticos que não vivem na área atingida. A comunicação digital cria uma ‘democracia direta eletrônica’ que supera o conflito entre democracia direta, na qual os cidadãos participam ativamente nos processos de tomada de decisões, e democracia representativa, em que o povo elege um representante para defender seus interesses”. O ex-prefeito defende que a maior participação da população é alcançada através da vertebração social do poder, que seria o deslocamento do poder para perto do povo mediante  interação dele com o governo. “Quanto mais você aproxima o poder do cidadão, mais problemas são resolvidos”, concluiu.

 A VII Semana Fluxo de Engenharia foi organizada pela Fluxo Consultoria, empresa júnior de consultoria de engenharia da UFRJ, entre os dias 26 e 30 de abril, e teve como tema “Transformando ideias em resultados”.