Nesta terça (13/04), foi realizada a oficina “Produção agroecológica e orgânica”, no Centro de Ciências e Saúde (CCS) da UFRJ. Os organizadores iniciaram a oficina com um pequeno vídeo que apresenta a realidade dos agricultores, suas técnicas e alternativas aos agrotóxicos.
Logo após, em entrevista à Web TV da UFRJ, a professora Thadia Turon, do Departamento de Nutrição e Dietética (DND), vinculado ao Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), falou sobre o projeto de abastecer o Restaurante Universitário Central (RUC) da UFRJ com alimentos oriundos da agricultura familiar. A docente analisou a importância de a universidade se tornar um canal entre a cidade e o campo, para que todos conheçam a origem dos alimentos que consomem. “A agricultura orgânica proporciona benefícios à saúde do agricultor, do consumidor e ao meio ambiente”, acrescentou.
A oficina contou também com a apresentação de Fabiana Nobre, especialista do Ministério da Agricultura sobre legislação federal de produtos orgânicos, bem como de Nádia Pereira de Carvalho, representante do RUC, além de representantes dos agricultores familiares de diversas regiões do estado, entre outros.