Categorias
Memória

Semana Fluxo discute tratamento inovador para resíduos

Dando continuidade à VII Semana Fluxo de Engenharia, Jorge Briard, diretor de produção e grandes operações da Cedae, apresentou na última terça-feira (27/04), no Auditório do Centro de Tecnologia (CT), a palestra “Transformando rejeitos em lucro”. Briard mostrou aos participantes algumas atividades inovadoras desenvolvidas pela empresa com os dejetos coletados no tratamento de água e outros materiais.

O principal exemplo de inovação mostrado foi a parceria entre a empresa de tratamento de esgotos e a Nova Gramacho para o tratamento do chorume, líquido resultante da decomposição de materiais orgânicos. Uma vez que ele não pode ser tratado da mesma maneira que o esgoto, um outro método de processamento teve que ser criado. “O chorume não é um material adequado para ser introduzido em um sistema tradicional de tratamento de esgoto, pois o produto final do processo não corresponde aos parâmetros do Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea). Nós aceitamos o desafio e passamos a estudar como fazer”, explicou Briard.

Primeiramente, a equipe da Cedae pesquisou quais adaptações deveriam ser feitas às estações de tratamento e como seria o processo dentro das estações de tratamento de esgoto (ETE). “O primeiro desafio foi reduzir a demanda bioquímica do chorume e sedimentar os resíduos sólidos, para que ele possa ser diluído na carga de esgoto manuseado na ETE”, informou o diretor. Após a validação dos estudos, o Inea permitiu à Cedae começar a processar o resíduo durante 120 dias.

Todos os gastos relativos à adaptação da ETE para o cuidado com o chorume foram responsabilidades da empresa Nova Gramacho. “Nós ficamos apenas com os gastos relacionados à pesquisa e energia elétrica e tivemos um lucro de R$ 79.500. Porém, mais importante que o lucro gerado foi a criação de um estudo inovador e a introdução de tratamento alternativo para o chorume”, concluiu Jorge Briard.

A VII Semana Fluxo de Engenharia é organizada pela Fluxo Consultoria – Empresa Júnior de Consultoria em Engenharia da UFRJ. O tema enfocado este ano é “Transformando Ideias em resultados”. O evento termina amanhã, 30/04. Outras informações: http://www.fluxo.poli.ufrj.br/semanafluxo/