Categorias
Memória

Palestras abordam computação em nuvens

Ontem, 28/04, ocorreu o Cloud Computing Brasil no teatro Roxinho do Centro de Ciências Matemáticas e na Natureza (CCMN). Idealizado pelo Núcleo de Computação da UFRJ (NCE), a proposta era trocar informações e experiências sobre as possibilidades e recursos da Computação em Nuvem (cloud computing, em inglês). Presente à abertura, o reitor da UFRJ, Aloisio Teixeira, destacou a importância do evento para a universidade e lembrou que, a partir dele, há a possibilidade de consolidar ainda mais a relação acadêmica com o Serpro. O reitor ressaltou também a importância que o NCE vem adquirindo no âmbito da informática brasileira por meio da realização das palestras com o Serpro.

Os diversos conceitos de Computação em Nuvem foram explicados pelo gerente de tecnologia do Serpro, Luís Cláudio Tujal. Para ele, apesar de parecer um modismo, é um ramo importante da ciência da computação. “A Comunicação em Nuvem vai usar a internet para acessar o software de alguém, executando no hardware de outro alguém em um determinado data center”, afirmou. Isso seria um grande avanço na computação, sob o ponto de vista dele, pois o poder de processamento de computadores e dispositivos na internet não estariam mais limitados à memória, disco rígido ou processador de máquinas físicas.

O profissional destacou também as principais características da utilização da Computação em Nuvem.  “Há cada vez menos interação humana e maior automação, acesso da rede durante todo o tempo, além da utilização de recursos independente de localização.” De acordo com Luís Cláudio Tujal, um exemplo de projeto brasileiro estruturado por essa tecnologia é o “Brasil conectado”, que prevê um plano nacional de banda larga, o que seria muito útil para ampliar soluções de Governo Eletrônico (projeto governamental em que as modernas tecnologias de informação e comunicação são utilizadas para democratizar o acesso à informação, ampliar discussões e dinamizar a prestação de serviços públicos), por exemplo.

O Clouding Computing foi o primeiro evento no país a abordar questões acerca da Computação em Nuvem, conceito que vem se consolidando como opção para suportar um modelo web global e aberto. Além do reitor Aloisio Teixeira e dos representantes do Serpro, participaram da abertura o vice-decano do CCMN, João Graciano Mendonça, e a coordenadora geral do NCE, Cláudia Mota.

O evento transcorreu durante todo o dia com palestras de profissionais e pesquisadores. As empresas que já lidam com o novo recurso tecnológico montaram estandes onde ofereciam explicações aos interessados. Participaram graduandos, pós-graduandos, professores e profissionais de empresas da área.