Palestrante da GE sugere mudanças na grade horária dos cursos de Engenharia

Marcio Marques, gerente de desenvolvimento de reparos do segmento aeronáutico da GE (GE Celma),  declarou que tem dificuldades para contratar estagiários da UFRJ por conta da irregularidade da grade horária dos estudantes. Marques, que é ex-aluno da UFRJ, aponta a pouca interação do aluno com a realidade da indústria e do trabalho de engenheiro como um aspecto negativo na formação do profissional de Engenharia. Segundo ele, o estágio é uma boa forma de resolver esse problema, mas eventos como a Semana Fluxo também colaboram para a formação acadêmica dos futuros engenheiros.

Durante a palestra, Marques aproveitou o tema desta edição da Semana Fluxo, “Transformando ideias em resultados”, e falou sobre o GEnx, novo motor de turbinas de aviões desenvolvido pela GE, que apresenta uma série de tecnologias que o tornam um recordista de vendas, antes mesmo de entrar em operação. Atualmente, 1300 unidades do GEnx já foram vendidas. O GEnx será utilizado nos Boeing 787 e 747-8. Além disso, Marques falou sobre a oficina de revisão de turbinas da GE em Petrópolis ― região serrana do estado do Rio de Janeiro ―, que, segundo ele, é a melhor do mundo na área.

O representante da GE também comentou, após a palestra, que acredita que as empresas deveriam investir mais em pesquisa, afinal, atualmente, a maior parte dos pesquisadores se encontram concentrados no meio acadêmico. Ele afirma que está em estudo por sua empresa a viabilidade da implantação de um centro de pesquisa GE aqui no Brasil.