Aula Inaugural da Faculdade de Letras

Coube ao professor Edwaldo Cafezeiro, que sempre lutou para preservar a história da língua e da dramaturgia brasileiras, a realização da aula inaugural da Faculdade de Letras, que aconteceu na última quarta-feira (28/4). O evento fazia parte da programação de atividades de abertura do primeiro semestre de 2010, mas teve que ser adiado por quase um mês depois do início do ano letivo devido ao cancelamento de aulas por conta das chuvas e de outros problemas no calendário acadêmico.

A apresentação que Edwaldo Cafezeiro estava ali pra fazer, conforme as próprias palavras do professor, não seria propriamente uma aula. Seria um bate-papo com alunos, visando a passar um pouco de conhecimentos, mas, principalmente, almejando uma troca de experiências e de visões sobre as questões culturais e sociais relacionadas à nossa língua e à nossa maneira de nos expressar.

Segundo o professor Cafezeiro, há uma imposição gramatical muito rígida no ensino da língua portuguesa no Brasil. “Todas as gramáticas são cheias de regras, mas clássicos da literatura, como Mário de Andrade, provam que todos nós, falantes, realizamos gramática própria. Por isso, temos que estudar a língua em nosso tempo e espaço”.

Cafezeiro também fez uma recomendação aos professores brasileiros, “que precisam, antes de tudo, ensinar aos alunos a pensar, pois consequentemente, eles aprenderão a escrever bem.” Muito aplaudido, ele demonstrou estar emocionado com o carinho e a receptividade dos estudantes.