A Semana da Química chega à maioridade

Nesta segunda-feira (3/5), no auditório Horácio Macedo, o Roxinho, começa mais uma edição da Semana de Química, organizada pelo Instituto de Química da UFRJ (IQ-UFRJ). Com palestras e cursos diversos destinados a alunos da área, o encontro chega à 18ª período consecutivo. Segundo o estudante Felipe Fantuzzi, presidente da Comissão Organizadora da XVIII Semana da Química (COSQ), além de trazer à discussão temas que atualmente têm despertado o interesse de alunos e professores, o evento também conta com uma agenda que torna viável a participação da maioria dos interessados.

É verdade. Ao consultar a programação completa do evento no site da Semana de Química (www.semanadaquimica.org) se pode verificar, por exemplo, que os assuntos voltados para a área do ensino estão concentrados à noite, a partir das 18 horas, para atender aos alunos de cursos de licenciatura. O tema principal desta edição: “A Química dos alimentos” e outra novidade em 2010 são os dois dias reservados para a apresentação de trabalhos pelos alunos. As inscrições poderão ser feitas pela internet até esta sexta-feira, dia 30. Até o momento, mais de 600 pessoas confirmaram participação.

De acordo com Felipe Fantuzzi, que está no 9º período de graduação do curso de Químico com Atribuições Tecnológicas, a programação da XVIII Semana resultou de muitas conversas e sugestões de trabalho por parte dos membros da COSQ. Entre os cursos mais procurados e que rapidamente tiveram preenchidas as 200 vagas disponíveis estão o “Química dos Alimentos”, oferecido pelo professor Alexandre Torres (IQ-UFRJ), e “Introdução à Química Forense”, sob responsabilidade do professor Valter Stefani (UFRS).

Mais uma inovação citada pelo presidente da COSQ é a apresentação de experimentos diversos (reações oscilantes, ensaios de chama e formação de silicatos, por exemplo), graças a uma parceria entre o Museu da Química e membros da COSQ. Os professores Julio Carlos Afonso e José Alberto Bonapace participarão dessa etapa.

A abertura oficial da XVIII Semana da Química está prevista para as 11 h, no Roxinho, com a mesa-redonda “A Química e os Alimentos”, da qual participam a diretora do IQ, Cássia Curán Turci, e os professores Ana Paola Pierucci (IN-UFRJ) e Cláudia Moraes de Rezende (IQ), além do aluno Felipe Fantuzzi.