Escola de Química oferece palestra sobre Sustentabilidade Florestal

A última palestra do ciclo de Seminários em Processos Químicos e Bioquímicos, promovido pela Escola de Química, trouxe um tema que está em voga na atualidade: sustentabilidade. Robert Cardoso Sartório, do Centro de Tecnologia da empresa brasileira de celulose Fibria S.A., falou sobre alternativas viáveis para ações sustentáveis em empresas de exploração florestal. O seminário, que ocorreu nesta segunda-feira, 26/04, tinha como título “Sustentabilidade Florestal: Manejo de Paisagem como Suporte à Biodiversidade”.

De acordo com Sartório, é exigência do mercado a questão da sustentabilidade, que é  atualmente o terceiro ponto mais importante de escolha de produtos, após qualidade e preço. Assim, cria-se a necessidade de novos conceitos e ferramentas na gestão ambiental. No caso da Fibria S.A., utiliza-se o método de Manejo de Paisagens, que cruza perfis econômicos, sociais e ambientais de uma região para definir limites de paisagem e, assim, poder tratá-los de acordo com suas especificidades. O intuito do projeto é restaurar áreas florestais que vinham sendo exploradas, para tentar manter a biodiversidade de flora e fauna em tais localidades.

O assunto, que não está ligado diretamente à Química, permeia a área de interesse dos alunos da pós-graduação, pois é de suma importância no mercado atual. O professor Peter Seidl, organizador do ciclo de palestras, ressaltou ainda que a fitoquímica, estudo dos componentes químicos das plantas, tem grande importância nas ações de preservação e restauração de florestas.