Categorias
Memória

Especialistas da UFRJ participam de evento sobre Albert Einstein

As teorias criadas pelo cientista Albert Einstein, considerado o mais memorável físico de todos os tempos, estarão em debate no evento que acontece nesta nesta quarta (28/4), no Auditório do Museu Histórico Nacional.

 

A mesa redonda “Einstein: a nova física e o homem que a criou” será realizada, nesta quarta (28/4), no Auditório do Museu Histórico Nacional, às 16h30. O debate faz parte da mostra “Einstein”, trazida para o Brasil pelo Instituto Sangari. A mesa será composta pelos matemáticos e filósofos da ciência Gregory J. Chaitin, Francisco Antonio Doria e Newton da Costa.

O debate vai girar em torno das teorias criadas pelo cientista, considerado o mais memorável físico de todos os tempos. O norte-americano de origem argentina Gregory J. Chaitin, pesquisador da IBM e da Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (HCTE) da UFRJ, discorrerá sobre o mistério dos buracos negros. Já Doria, professor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe) da UFRJ, vai abordar a vida do vencedor do Prêmio Nobel de Física de 1921, e Newton da Costa, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), via teleconferência, vai colocar em debate uma das teorias de Einstein sobre distância e tempo.

O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas através do e-mail einstein@einsteinbrasil.com.br. A exposição ficará em cartaz até o dia 6 de junho. O Museu Histórico Nacional fica na Praça Marechal Âncora, no Centro do Rio de Janeiro.