Edição 52 do Jornal da UFRJ está na rua

A edição 52 do Jornal da UFRJ já está disponível. A publicação mensal, produzida pela Coordenadoria de Comunicação da UFRJ (CoordCOM), traz nesta edição uma entrevista com Luiz Bevilacqua, professor emérito da UFRJ, coordenador do Espaço Alexandria. O projeto visa a ser um espaço de integração entre as mais diversas áreas do conhecimento. “É um modelo de universidade onde há mais perguntas do que respostas”, explica.

O periódico traz ainda um balanço sobre a primeira edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerada pelo Ministério da Educação, como positiva. Mais de 2,5 milhões de estudantes do Ensino Médio participaram do processo de seleção para o ingresso em 51 instituições públicas de Ensino Superior.

Uma análise das consequências da crise global, pouco mais de dois anos após a débâcle que se abateu sobre o sistema financeiro norte-americano também pode ser encontrada na edição de abril. A reportagem ouviu Denise Gentil, professora do Instituto de Economia (IE) da UFRJ, para quem, é necessária a intervenção estatal para regular o mercado capitalista neoliberal.

Os leitores do Jornal da UFRJ poderão ainda ler um resumo do que aconteceu na Conferência Nacional de Comunicação, realizada em dezembro último em Brasília. O evento contou com a participação de mais de 1.600 representantes de todos os setores da sociedade civil, que aprovaram mais de 600 propostas sobre políticas públicas em Comunicação para o país.

A edição conta ainda com uma reportagem sobre recente trabalho de pesquisadores da Escola de Serviço Social (ESS) da UFRJ e da Fundação Getúlio Vargas (FGV): “Diversidade de gênero e raça no contexto organizacional brasileiro: lei do mercado ou cotas por lei?”. De acordo com a pesquisa, ainda persiste no mercado de trabalho o perfil do homem branco e heterossexual como predominante no topo da pirâmide hierárquica nas empresas brasileiras. O trabalho propõe a adoção de cotas para negros e mulheres para corrigir a distorção.

O Jornal da UFRJ pode ser adquirido gratuitamente nos displays espalhados por todas as unidades da universidade e acessado através do Portal da UFRJ.