Nova Direção do CAp-UFRJ continuará o trabalho bem-sucedido

A nova Direção do Colégio de Aplicação (CAp) da UFRJ tomou posse na última sexta (16/04), em cerimônia realizada no Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura, no campus da UFRJ na Praia Vermelha. A diretora Celina Costa e a vice-diretora Miriam Abduche Kaiuca, reeleitas, darão continuidade ao trabalho já realizado na última gestão.

A vice-diretora apontou as diversas conquistas realizadas durante os últimos quatro anos e falou sobre os desafios para os próximos, como a falta de investimentos do governo e o sucateamento das escolas públicas do Ensino Básico. Celina Costa também lembrou as realizações de sua gestão e agradeceu aos funcionários técnico-administrativos e professores pelo empenho. A diretora enfatizou a importância de políticas públicas voltadas para os colégios de aplicação em todo o Brasil e destacou a contribuição da Reitoria nas conquistas do CAp, que recentemente conseguiu aumentar o seu corpo docente depois de anos de estagnação. "Sem a ajuda do reitor, de toda a Reitoria esses progressos não seriam possíveis" enfatizou.

Parceiro da nova Diretoria em diversos projetos, Marcelo Correa e Castro, professor da Faculdade de Educação e decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), destacou que a reeleição da Diretoria integra ainda mais a universidade e o CAp-UFRJ. Castro mencionou o Curso de Especialização Saberes e Práticas na Educação Básica (Cespeb), projeto de formação continuada de professores, criado em parceria entre o CAp e a Faculdade de Educação (FE) da UFRJ. "Não é um projeto de atualização nem de reciclagem. É formação além da universidade", afirmou.

O reitor Aloisio Teixeira mencionou as conquistas da Direção. "Eu tenho que ser honesto e dizer que a reitoria ajudou apenas com o básico. A grande conquista e as grandes vitórias são dessa Diretoria. E por isso temos que nos orgulhar", elogiou. Teixeira também destacou a integração entre a UFRJ e o Colégio. "Nós temos que acabar com essa divisão. Os professores e alunos do CAp têm que se sentir também alunos da UFRJ", concluiu.