Categorias
Memória

Papel dos softwares na cultura contemporânea

O papel dos softwares na sociedade do século XXI foi o tema da aula inaugural do Pós-doutorado do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (Pacc) da UFRJ, na última quinta (15/04). “Estudos Culturais Contemporâneos do Software” foi o nome da palestra ministrada por Cícero Silva, coordenador do Grupo de Software Studies no Brasil e pesquisador associado ao Center for Research in Computing and the Arts (CRCA), na Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD). O evento aconteceu no Salão Moniz de Aragão, no Fórum de Ciência e Cultura (FCC).

Silva afirmou que seu projeto busca entender a influência dos softwares na cultura contemporânea, já que estão presentes em praticamente todos os aspectos da vida. “As mídias sociais são um bom exemplo: elas deram um novo significado ao antigo conceito de amigo”, explicou. Os softwares também interferem indiretamente, podendo alterar, por exemplo, o trabalho no sistema aéreo.

Contudo, na maioria dos casos, os softwares ainda são vistos como elementos exclusivos das Ciências Exatas. “Alguns acham que eles são apenas engenharia, queremos mostrar que eles podem ser vistos também como efeito cultural”, afirmou Silva.

De acordo com o pesquisador, até mesmo a leitura vem sofrendo grande influência dos softwares. Instrumentos como o Kindle e o Ipad estão criando novos tipos de leitores e novas formas de interpretação dos textos. Silva citou o exemplo do aplicativo CommentPress para blogs, que permite que um internauta comente diretamente em determinada palavra ou parágrafo, organizando e facilitando a interação.

Outro projeto apresentado pelo pesquisador foi o Flickr.viz, que tem por objetivo analisar as fotos compartilhadas no site Flickr. Com essa pesquisa, foram descobertos detalhes do comportamento dos usuários, como o fato de que a maioria dos fotogrados são mulheres e de que a cor mais recorrente é o vermelho. Além disso, Silva apontou que muitas meninas tiram fotos de si mesmas em 45 graus.