Hospital Escola São Francisco de Assis terá processo de restauração iniciado

A reforma do Hospital Escola São Francisco de Assis começa no segundo semestre. Primeiro haverá a restauração do telhado, mas o BNDES analisa outro projeto que prioriza o bloco direcionado à Avenida Presidente Vargas que, além de degradado, sofre com pichações.

A partir do segundo semestre deste ano, o telhado do Hospital Escola São Francisco de Assis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Hesfa-UFRJ) terá sua reforma iniciada, de acordo com o diretor-administrativo do hospital Maurício Schirmer. A própria reitoria da universidade custeará o projeto.

Para o resto do prédio, o BNDES analisa outro projeto que tem como prioridade o bloco direcionado à Avenida Presidente Vargas, que sofre com a degradação e pichações por toda fachada. Além disso, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) anunciou a disponibilização de R$ 3 milhões para o processo de restauração e análise de um projeto que conta com R$ 35 milhões em benefício do hospital.

O prédio histórico é do ano de 1879 e transformou-se em hospital no ano de 1922, tendo sido o primeiro hospital a realizar uma transfusão de sangue no Brasil na década de 70. O Hesfa localiza-se na Avenida Presidente Vargas, 2863, próximo ao prédio central dos Correios.