">A Biblioteca do Centro de Filosofias e Ciências Humanas reabre, após três meses, com mudanças no acesso, novos computadores e um espaço melhor para estudo. Tudo para que os frequentadores passem mais tempo no local.

CFCH reinaugura biblioteca com melhorias para usuários

Depois de ficar fechada para reforma por três meses, a Biblioteca do Centro de Filosofias e Ciências Humanas (CFCH), situada no campus da UFRJ na Praia Vermelha, reabriu suas portas na última quinta (15/04). Segundo Cristina Jardim, bibliotecária responsável, “as principais mudanças foram a nova localização da porta de entrada, o serviço de circulação e empréstimo dos livros, a construção de uma rampa para melhor atender os cadeirantes, o recebimento de novos microcomputadores e a construção de um espaço adequado para o estudo”.

Com uma média de 200 frequentadores por dia antes das reformas, Cristina acredita que esse número tende a ter um bom crescimento com as novas condições de infraestrutura. “Esperamos ter mais visibilidade com a porta de entrada nova, porque, antes, muitos alunos não sabiam que havia uma biblioteca no CFCH”, explica, em referência à antiga entrada, localizada no interior do prédio da Decania do CFCH. Após a reforma, o acesso se dá por uma porta de vidro ao lado da entrada principal do edifício e conta também com uma rampa para facilitar o trânsito de cadeirantes.

Além disso, foram trocados o piso e a bancada de atendimento e para dar mais conforto aos usuários. De acordo com a coordenadora, as mudanças visam a proporcionar que os frequentadores passem mais tempo no local. “A maioria dos usuários só procurava a biblioteca para pegar os livros e não para estudar. Isso fazia com que os pesquisadores tivessem que ir e voltar muitas vezes”, afirma. “Agora, quem quiser optar por não sair da biblioteca, encontrará um espaço mais propício para fazer quantas consultas quiser”, completa.

Além desses benefícios, o fluxo de empréstimos dos livros também foi informatizado, com o objetivo de facilitar a reserva e a renovação dos materiais de pesquisa. “Fizemos questão de sermos flexíveis nessa questão, permitindo que os usuários possam solicitar o agendamento dos livros em casa, pela internet ou até por telefone”, explica. A integração com o sistema Capes também ajudará nesse sentido, pois todos os interessados ganharão um cadastro com senha para ter seu próprio acesso ao acervo.

Ao alcance de toda a comunidade da UFRJ, formada pelo corpo docente de professores, pelo corpo discente de alunos e pelos profissionais técnico-administrativos, a Biblioteca do CFCH ainda planeja desenvolver novos projetos em breve. De acordo com Cristina Jardim, oferecer treinamento aos estudantes para que realizem pesquisas mais eficientes sobre livros eletrônicos e disponibilizar revistas online de todas as unidades da UFRJ estão entre os planos para um futuro próximo. “Nosso objetivo é sempre oferecer um serviço de melhor qualidade”, conclui a bibliotecária.