">Nesta quinta-feira (15/4), o Centro de Tecnologia recebe no auditório o cantor Vander Lee e no dia 29 será a vez de Luiz Melodia se apresentar no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). Os shows acontecem ao meio-dia.

Vander Lee e Luiz Melodia: primeiras atrações culturais de 2010

Luiz MelodiaNo dia 15 de abril, próxima quinta-feira, o Centro de Tecnologia da UFRJ (CT) receberá em seu auditório o cantor Vander Lee. Cantando sucessos como “Breu”,“Esperando Aviões” e “Onde Deus possa me ouvir”, o artista abrirá o calendário cultural do CT. No dia 29, será a vez de Luiz Melodia se apresentar na universidade. Ele estará no Teatro Roxinho, no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). Os shows, como no ano passado, acontecem ao meio-dia.

As sessões de cinema do Salão Nobre do CCMN, que também marcaram o ano passado, continuam em 2010. Em 19 de abril o Centro Cultural exibe “Salve Geral”, de Sérgio Rezende. No dia seguinte, 20, é a vez de “Besouro”, de João Daniel Tikhomiroff. “Jean Charles”, de Henrique Goldman, fecha a programação mensal no dia 30. Os filmes também serão exibidos ao meio-dia.

Projeto Quintas Musicais

Segundo a coordenadora de eventos do Centro Cultural Professor Horácio de Macedo, Keila Chimite, 2009 foi positivo em termos culturais. Após dois anos buscando apoio financeiro para o projeto Quintas Musicais, ela conseguiu o patrocínio da Eletrobrás. Fruto de uma parceria entre o Centro Cultural e o CT, o projeto foi reinaugurado em agosto depois de 10 anos de interrupção. Keila espera conseguir renovar o convênio para manter o Quintas Musicais em 2010, mas as negociações com a Eletrobrás ainda estão em curso.

Em 2009, o patrocínio cobriu apenas 20% da verba solicitada, o que impôs uma série de limitações à execução do projeto. Keila conta que os shows ocorreram quinzenalmente e que o cachê diminuiu, visando a garantir uma qualidade técnica alta que é exigência de todos os artistas.

Quanto à escolha dos artistas, a produtora explica que o objetivo é sempre abranger o maior número de interessados, para que compareçam aos shows tanto estudantes quanto professores e funcionários. Frejat, que abriu o Quintas Musicais de setembro de 2009, foi um exemplo de artista que conseguiu realizar esse feito.

Por enquanto, os shows organizados pelo Centro Cultural em 2010 estão sendo patrocinados pelas decanias do CT (show do Vander Lee) e do CCMN (Luiz Melodia).