O papel dos softwares na sociedade

O professor de Mídia, Arte e Comunicação Digital Cícero Silva aborda o tema “Estudos Culturais Contemporâneos do Software”, nesta quinta (15/4), no Fórum de Ciência e Cultura, pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ.

O Pós-doutorado do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (Pacc) da UFRJ inicia suas atividades, nesta quinta (15/04), com o tema “Estudos Culturais Contemporâneos do Software”. A palestra acontece no Salão Moniz de Aragão, do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, a partir das 14h, e será ministrada pelo professor de Mídia, Arte e Comunicação Digital, Cícero Silva.

O tema foi escolhido pela importância do software no século XXI. “Entender a lógica dos softwares permite compreender também a cultura em que se vive atualmente. Isso porque, hoje, esses programas estão presentes no cinema, na televisão, na literatura, alterando a forma de produzir e receber as expressões de cultura”, explicou a coordenadora do Pacc, Heloisa Buarque de Hollanda.

Cícero Silva é coordenador do Grupo de Software Studies no Brasil e pesquisador associado ao Center for Research in Computing and the Arts (CRCA), na Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD). O estudo tem o objetivo de analisar como os softwares moldam o mundo contemporâneo, partindo do princípio de que tais programas estão presentes nas sociedades do século XXI nas mais variadas áreas. Além disso, eles seriam a causa das mudanças no padrão de cultura, enquanto as noções de "ciber", "digital", "novas mídias" ou "internet" seriam apenas consequências.

O FCC-UFRJ fica no campus da Praia Vermelha (Av. Pasteur, 250, Urca). A entrada é franca.