Categorias
Memória

Consuni assegura volta à normalidade na segunda

O reitor Aloisio Teixeira assegurou que ainda nesta semana a universidade está pronta para que segunda-feira, dia 12, os estudantes voltem às aulas.

Na sessão do Conselho Universitário (Consuni), que ocorreu, excepcionalmente, no Salão Nobre do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), na última quinta-feira (9/4), o reitor Aloisio Teixeira explicou que a sessão foi convocada para que o Conselho analisasse as condições em que a universidade se encontra após as fortes chuvas dessa semana.

Três áreas da Cidade Universitária foram afetadas pelas chuvas: o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), que teve o ambulatório fechado, mas cujas condições de funcionamento já foram restabelecidas; o prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) — onde funcionam a Escola de Belas Artes (EBA) e a Reitoria —que teve a área da subestação de energia elétrica inundada, deixando o edifício sem luz e sem serviço de telefonia; e o Centro de Tecnologia (CT), igualmente privado parcialmente dos serviços de energia e telefonia. O reitor, no entanto, assegurou que as condições serão normalizadas ainda nesta semana, para que os estudantes voltem às aulas na segunda-feira, dia 12.

O conselho recebeu a visita de Frei David Santos, diretor da organização não-governamental Educafro. O frei  apresentou exemplos de políticas de ações afirmativas. Em maio, quando será encaminhada proposta do professor Marcelo Paixão, em prol da adoção de ações afirmativas que facilitem o acesso de afrodescendentes à UFRJ, o tema volta a debate.

O professor João Manoel de Almeida Pedroso, da Faculdade de Medicina, conseguiu aprovação para alterar o regime de trabalho docente de 20 para 40 horas semanais. A excepcionalidade pode ser autorizada com base na resolução nº 5/91 do Consuni. No entanto, o Conselho deliberou que a referida resolução deve ser objeto de reexame e constituirá uma comissão ad hoc (específica) para tal finalidade.

O Conselho aprovou ainda o regimento do Instituto de Macromoléculas Eloisa Mano (IMA), com a ressalva de que o Instituto faça a adequação da composição do conselho deliberativo, tendo em vista a alta proporção de membros da diretoria do IMA que havia na proposta original.

Em virtude dos feriados de 21 e 23 de abril e o recesso que haverá no período, o reitor Aloisio Teixeira decidiu convocar uma Sessão Extraordinária do Consuni para o dia 15 de abril.