Conferência desvenda origem e possíveis aplicações da nanotecnologia

O auditório do Bloco F do Centro de Ciências da Saúde (CCS-UFRJ) recebeu, na última segunda-feira (05/04), o professor Peter Schulz, do Instituto de Física da UNICAMP. Ele apresentou a palestra “Dominando o mundo invisível: de Leeuwenhoek à Nanotecnologia”, que faz parte do ciclo de Conferências Vesalius 2010, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Morfológicas do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB).

No evento, o físico trouxe um histórico da pesquisa científica de micropartículas desde Antonie van Leeuwenhoek, no século XVII, até diversas publicações dedicadas à nanociência contemporânea. Além disso, Schulz exemplificou as potenciais aplicações dessa tecnologia no aprimoramento de uma série de produtos, como protetores solares, raquetes de tênis e compostos para lavar roupas.

A nanotecnologia é uma área transdisciplinar, relacionada à Física, Química, Medicina, Eletrônica, entre outras áreas do conhecimento, que consiste no estudo e utilização de partículas visíveis apenas com auxílio de um microscópio.

Uma das grandes razões para a utilização de partículas com alguns nanômetros (milionésimos de milímetro) é a mudança de propriedades das substâncias em escala tão reduzida. Como exemplo, o palestrante citou as diferentes cores das micropartículas de ouro de acordo com a variação de seu tamanho, característica explorada pelos gregos na feitura de vasos já na Antiguidade.

Nova revolução tecnológica?

Apesar do aparente "boom", Schulz não julga a Nanotecnologia uma revolução tecnológica, como foi a eletrônica. Ele justifica afirmando que outras ciências já dão conta de todas as aplicações da nanotecnologia, diferentemente da eletrônica em seu início.

Mesmo não representando uma revolução, a ciência das nanopartículas desperta mais preocupação do que outras áreas científicas antecessoras, já que potencialmente pode ter "efeitos colaterais" que afetem o meio ambiente e, consequentemente, a saúde de milhões de pessoas.