Palestra no Fórum de Ciência e Cultura debate psicolinguística

Ellen Lau, doutora em Linguística pela Universidade de Maryland e atualmente pesquisadora da Tuffs University foi uma das convidadas do "I Congresso Internacional de Psicolinguística", realizado na última quarta (31/03), no Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, no campus da UFRJ na Praia Vermelha.

O encontro buscou contribuir para a visibilidade e o avanço do estudo da Psicolinguística no Brasil. O objetivo foi criar discussões sobre as relações entre a representação e o processamento linguísticos, questões centrais para as ciências cognitivas modernas.

Ellen Lau apresentou a palestra "Dissociating access and integration with ERPs: the state of the N400 debate". Em sua pesquisa, Ellen estuda a compreensão da linguagem e, particularmente, o papel do processamento. A partir do uso de imagens cerebrais, a pesquisadora examina como o contexto da informação contribui para o entendimento da informação.

“A resposta para as palavras é afetada pelo contexto em que a palavra é apresentada”, afirmou. “Se esse efeito reflete o impacto do contexto no ‘acesso’ à informação lexical ou no processo de integração é uma questão aberta com consequências teóricas significativas”, concluiu.