Blog, Podcast, Twitter e outras ferramentas aplicadas em salas de aula para cientistas

A jornalista Alline Viana Couto, colaboradora da Oficina de Divulgação Digital para Cientistas diz que o projeto tem como objetivo incentivar a publicação e divulgação de material científico na internet. Segundo ela, serão realizadas discussões a respeito do impacto da atividade científica, com a presença de experientes divulgadores de ciência.

A meta do curso, que faz parte Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas (PCM/UFRJ), é capacitar alunos na produção de conteúdo para publicação em importantes meios virtuais como blogs científicos, twitter e podcasts. Além disso, os materiais serão divulgados e ajudarão a compor o conteúdo da Revista Bio ICB, do Instituto de Ciências Biomédicas, da qual a própria Alline é jornalista e diagramadora. “A Oficina buscará preparar os alunos para produção de diversos textos e gravações científicas direcionadas aos mais diferentes públicos, recebendo destaque na Revista Bio ICB”, destaca a jornalista.

Todo o material produzido da Oficina será analisado e discutido nas aulas e poderá ser acessado através do site da Revista Bio ICB (http://www.icb.ufrj.br/). Estão convidados para participar do curso alunos da Pós-Graduação em Ciências Morfológicas e a equipe de produção da Revista Bio ICB. As palestras, porém, são abertas a todo o público e contarão com profissionais experientes em divulgação científica virtual ou não, apresentando suas trajetórias profissionais e fornecendo embasamento consistente sobre a atuação neste campo.

“Eu participo pessoalmente das discussões da Oficina, levantando questões ligadas a minha área de formação, a Comunicação Social. Também faço uma primeira revisão dos textos produzidos antes de encaminhá-los ao organizador do projeto, Stevens Rehen, e depois faço o upload do material no nosso site”, explica Alline.

O projeto

O curso Divulgação Para Cientistas (Blog, Podcast, Twitter e Outras Ferramentas) pretende incentivar a divulgação científica entre os alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas da Universidade, e tem carga horária de 96 horas, divididas entre aulas em sala e em projetos práticos.

As palestras acontecem todas as sextas-feiras no auditório do PCM, localizado no ICB, bloco F do prédio do CCS, na Cidade Universitária, de 12h às 13h. As apresentações contam com importantes representantes da UFRJ e da Fiocruz de diversas áreas, e abordam temas variados, como a história da divulgação científica, a relação da ciência com a imprensa e até a importância das histórias em quadrinhos para o meio.