O professor Antônio Mateo Sole-Cava assumiu a direção do Instituto de Biologia (IB-UFRJ) na última quarta-feira (31/3). A seu lado para a gestão até 2013, ele contará com professora Blanche Christine Pires, como vice-diretora. Aloisio Teixeira, reitor da UFRJ, esteve presente à cerimônia realizada no Salão Azul do Centro de Ciências da Saúde (CCS).
Entre os projetos para a gestão, Sole-Cava pretende construir um novo prédio para o IB, além de apoiar o curso noturno de licenciatura em Ciências Biológicas, o ensino à distância e os campi Macaé e Xerém. Ele deseja também resolver problemas estruturais do prédio, como goteiras e falta de energia elétrica, resultante do envelhecimento da construção, que tem mais de 40 anos.
No discurso de posse, Sole-Cava lembrou que foi aluno de graduação do IB, onde se formou em 1977, daí sua vontade de contribuir com o Instituto. Ele exaltou o corpo docente do curso, composto quase integralmente por doutores inseridos na comunidade científica internacional.
A professora Maria Fernanda Santos Quintela da Costa Nunes, ex-diretora do IB, ressaltou o crescimento do Instituto no tempo em que esteve na diretoria (2002-2009). No período, o número de estudantes passou de 800 para 1040. Ela lembrou o suporte ao ensino à distância e aos projetos de extensão, que para a ex-diretora garantem melhor formação aos alunos.
O reitor Aloisio Teixeira afirmou que a UFRJ passa por um momento de renovação, expansão e reestruturação. Ele lembrou que Maria Fernanda Quintela foi uma grande parceira tanto no IB quanto na decania do CCS e pediu aos profissionais do Instituto a manutenção de uma tradição: “sempre romper fronteiras e nunca parar ou se acomodar”.