Categorias
Memória

Aula inaugural do CCS trata de Primeiros Socorros e Biossegura

A aula inaugural do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRJ) ocorreu no dia 31 de março no Auditório “Bezão”, no bloco B do prédio do CCS. Com o tema “Noções Básicas em Primeiros Socorros e Biossegurança”, a aula buscou trazer uma apresentação dos cursos aos novos estudantes recém-chegados. Os convidados para apresentar a aula foram a professora Ana Borralho, da Faculdade de Medicina, a professora Sônia Costa, presidente da comissão de Biossegurança do CCS e a estudante de medicina Natalia Verdial. 

Ana Borralho abriu a aula explicando a importância da noção básica de primeiros socorros. “Se você não sabe, não faça nada, nem deixe um leigo fazer”, alertou a professora. Após isso, foi passado um vídeo que apresentou diversas situações de risco cotidianas e todos os procedimentos básicos que devem ser feitos em caso de ocorrência. O filme explicava detalhadamente como atuar com primeiros socorros básicos, ensinando as noções de respiração boca a boca, transporte de acidentados, entre outras.

A seguir, a professora Sônia Costa tratou da questão da Biossegurança, cujo significado designou como “Todas as medidas tomadas para prevenir riscos e danos às pessoas e animais”. Durante a palestra Sônia enfatizou sua preocupação com o coletivo, como a principal preocupação da Biossegurança. Além disso, apresentou toda a comissão de Biossegurança do CCS, que têm como objetivo, segundo ela, informar a sociedade sobre os conhecimentos de segurança. 

Para finalizar foi convidada a falar a estudante de medicina Natalia Verdial, presidente da Liga Acadêmica de Trauma e Emergência (LATE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que fez uma apresentação da Liga, detalhando seu trabalho e seus objetivos acadêmicos e sociais.