Categorias
Memória

UFRJ tem selo alusivo aos 90 anos

Em comemoração aos 90 anos, a UFRJ contará com um selo comemorativo que destaca a passagem do tempo e reforça os horizontes apontados pelo plano diretor da instituição.

Para celebrar nove décadas de existência, a UFRJ prepara diversas atividades e produtos que serão marcantes no calendário acadêmico. A Coordenadoria de Comunicação da UFRJ (Coordcom) desenvolveu um selo comemorativo, que buscou a unidade e a personalização através de uma combinação tipográfica. O objetivo foi criar algo elegante, legível e sinuoso.
 
O logo contém as informações que representam o passado (1920), o presente (2010) e o futuro (2020). Destaca-se a história e a importância dos 90 anos da UFRJ, bem como se reforça os horizontes apontados pelo plano diretor da instituição para os próximos anos.

A marca não tem uma palheta de cores fechada e isso possibilita a aplicação de diversas formas e processos aos materiais (impressos ou virtuais), como foi feito no calendário 2010 da UFRJ, que utilizou um processo chamado hot stamp, em dourado. No entanto, a tendência é empregar o azul, cor adotada tradicionalmente pela universidade em todas as peças gráficas.