Categorias
Memória

Nova direção planeja revitalizar Museu Nacional

A professora Claudia Rodrigues Ferreira assume, nesta quinta-feira, dia 1° de abril, a direção do Museu Nacional, a mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina.

Obras de revitalização da estrutura, abertura de novas exposições e cursos estão na pauta dos projetos da professora Claudia Rodrigues Ferreira, que nesta quinta-feira, 1° de abril, assume pelos próximos quatro anos a direção do Museu Nacional, a mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina. A cerimônia de posse acontece no salão Roquette Pinto e contará com a presença do professor Aloisio Teixeira. 

“Buscamos recursos para continuar a restauração de toda a fachada (até o momento apenas a parte frontal foi restaurada) e do jardim principal (em frente ao museu)”, informa a professora Claudia Rodrigues, que terá a seu lado como vice-diretor o professor Marcelo de Araujo Carvalho. “Até o final deste ano devem ser inauguradas as novas exposições de longa duração da área zoológica. Quanto às pós-graduações, planeja-se para o futuro a criação do curso de Doutorado em Arqueologia.”
 
O museu fica no mesmo local que, por vários anos, serviu de moradia para a família imperial e onde, inclusive, nasceu Dom Pedro II e ocorreu a primeira Assembléia Constituinte Republicana. A cerimônia acontece a partir das 15h e o Museu Nacional fica na Quinta da Boa Vista, no Bairro Imperial de São Cristóvão, s/n°, Rio de Janeiro.